domingo, 16 de março de 2008

TURMA 81 = Fernanda, Iziéli, Manuela, Marcela e Raiene


Grupo 2 – Glaciação: causas e efeitos.

Glaciação, processo de extensão e intensificação da ação exercida pelas geleiras sobre a superfície da Terra. Estes episódios deixaram marcas na superfície do planeta, pela erosão e depósito de material, alteraram o nível do mar e provocaram a redução das áreas onde os seres vivos podiam habitar, multiplicando várias vezes a área coberta de gelo em quase todo o planeta.

Os processos de glaciação ocorreram em diferentes épocas na história geológica da Terra, e sua evidência no passado foi observada primeiramente nos Alpes, por J. Venetz em 1821. Mais tarde, Louis Agassiz comprovou a existência de antigas geleiras, muito mais extensas que as atuais, e propôs a teoria das glaciações.

Períodos glaciares foram identificados na era paleozóica (entre os períodos ordoviciano e siluriano e durante o final do carbonífero e começo do permiano) e na atual era cenozóica, quando ocuparam o final da época pleistocena (ver Tempo geológico).

Esta última glaciação é a melhor estudada, e a mais importante para nós por ter sido contemporânea das últimas etapas da evolução da nossa espécie. Seu início data de 70 mil anos atrás, e atingiu seu ponto culminante há 20 mil anos, quando o Homo sapiens já habitava a maior parte do planeta.

A partir de então as enormes geleiras começaram a retroceder, sendo o degelo considerado a causa das enormes inundações que deram origem aos mitos sobre o Dilúvio.

Em torno de 10 mil anos atrás, as áreas cobertas de gelo tinham se reduzido à mesma superfície que alcançam na atualidade, e nosso planeta alcançou o que os climatologistas consideram o optimum climático.

A redução do nível do mar, por causa do volume de água retido nas geleiras, permitiu por exemplo a migração da espécie humana da Ásia à América, ao deixar quase seco o leito do estreito de Bering; e as condições climáticas estabilizadas ao fim da glaciação fizeram possível o desenvolvimento da agricultura, liberando o homem da necessidade de caçar constantemente.

A causa das glaciações ainda é desconhecida, existindo várias teorias a respeito. Com certeza não existe uma causa única, sendo o mais provável a incidência conjunta de vários fatores, tais como os movimentos orogênicos que provocaram o surgimento das montanhas modernas, flutuações na quantidade de radiação solar recebida pela Terra, mudanças na composição da atmosfera (que reduziriam ainda mais o calor solar) e variações na circulação das águas oceânicas.

A ciência que estuda as geleiras e as glaciações é chamada glaciologia.

Nenhum comentário: